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Editora IBESES – Instituto Brasileiro de Educação Superior e Expansão do Conhecimento
A Editora IBESES é um selo acadêmico e educacional vinculado ao Instituto Brasileiro de Educação Superior e Expansão do Conhecimento, que tem como missão difundir, apoiar e valorizar a produção científica, cultural e pedagógica no Brasil.
Atuamos de forma integrada no campo da educação, pesquisa e publicação, oferecendo suporte tanto a autores iniciantes quanto a pesquisadores experientes que desejam dar visibilidade às suas obras e resultados de estudo.
A Editora IBESES se destaca por seu compromisso em dar visibilidade e legitimidade à produção acadêmica e científica brasileira. Reconhecemos que a pesquisa e a inovação só alcançam seu verdadeiro potencial quando são compartilhadas com a sociedade, e, por isso, oferecemos soluções completas para a publicação de diferentes formatos de obras.
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Lançamento de livros, artigos, coletâneas e obras técnico-científicas
Apoiamos autores na transformação de suas pesquisas e experiências em obras de qualidade editorial. Trabalhamos com:
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Livros autorais – ideais para pesquisadores e professores que desejam consolidar sua trajetória acadêmica;
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Artigos científicos e capítulos de coletâneas – voltados para quem busca inserção em obras coletivas e maior visibilidade em diferentes áreas do saber;
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Obras técnico-científicas e didáticas – voltadas para cursos superiores, pós-graduação e educação básica, atendendo às necessidades formativas do mercado educacional.
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Apoio a docentes, discentes e pesquisadores na divulgação de suas produções
A Editora IBESES oferece acompanhamento personalizado em todas as etapas da publicação, desde a organização do material até a divulgação da obra final. Esse suporte é fundamental para:
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Professores universitários que buscam consolidar sua produção científica;
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Estudantes de graduação e pós-graduação que desejam publicar resultados de pesquisas e trabalhos de conclusão;
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Pesquisadores que procuram ampliar o impacto de seus estudos em escala nacional.
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Publicações com ISBN e ficha catalográfica, assegurando reconhecimento acadêmico
Todas as publicações recebem ISBN (International Standard Book Number) e ficha catalográfica, assegurando:
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Reconhecimento acadêmico e validade junto às instituições de ensino e pesquisa;
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Inclusão em catálogos bibliográficos nacionais e internacionais;
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Maior visibilidade e credibilidade científica para autores e obras.
A Editora IBESES acredita que a educação é o caminho para o desenvolvimento social, científico e cultural do país. Por isso, nossa atuação vai além da publicação de obras: oferecemos suporte pedagógico e editorial para ampliar a qualidade da formação em todos os níveis de ensino.
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Produção de materiais didáticos para cursos de graduação, pós-graduação e educação básica
Elaboramos e adaptamos materiais didáticos que atendem às exigências dos diferentes níveis educacionais:
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Educação básica: recursos pedagógicos alinhados à BNCC, que auxiliam professores no processo de ensino-aprendizagem.
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Graduação e pós-graduação: manuais, apostilas e livros técnicos que garantem atualização teórica e prática.
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Educação profissional: materiais aplicados ao mercado de trabalho, desenvolvendo competências específicas para diferentes áreas.
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Desenvolvimento de conteúdos para cursos livres e de extensão
Compreendendo as novas demandas da sociedade e do mercado, criamos conteúdos para:
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Cursos livres em diversas áreas do conhecimento, voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional;
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Cursos de extensão, que possibilitam atualização rápida e acessível para estudantes e profissionais;
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Formações modulares, ideais para instituições que desejam oferecer programas flexíveis e adaptados ao público-alvo.
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Apoio pedagógico a instituições de ensino
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Apoiamos escolas, universidades e centros de formação na criação de projetos educacionais inovadores. Esse suporte inclui:
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Consultoria para atualização curricular;
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Produção de materiais personalizados para cada instituição;
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Orientação para a aplicação de metodologias ativas e recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem.
A Editora IBESES tem como um de seus pilares estratégicos a promoção da leitura e a democratização do acesso ao conhecimento. Compreendemos que a cultura e a educação caminham juntas na construção de uma sociedade mais justa, crítica e participativa. Por isso, buscamos tornar o saber acessível, diverso e conectado às necessidades do mundo contemporâneo.
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Incentivo a projetos de leitura e democratização do acesso ao conhecimento
Apoiamos e desenvolvemos projetos que estimulam a formação de leitores desde a infância até a vida adulta, com foco em:
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Campanhas de incentivo à leitura em escolas e comunidades;
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Produção de materiais acessíveis e inclusivos, que atendem a diferentes públicos;
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Criação de bibliotecas digitais e acervos compartilhados para ampliar o alcance das obras.
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Parcerias com escolas, universidades e centros de pesquisa
Acreditamos na força da colaboração como motor de transformação educacional. Por isso, firmamos parcerias estratégicas com:
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Escolas de educação básica, para fortalecer práticas pedagógicas;
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Universidades, para difundir a produção científica e acadêmica;
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Centros de pesquisa, para ampliar a circulação do conhecimento produzido e fomentar a inovação.
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Publicações em diferentes formatos (impresso e digital)
Entendendo as mudanças no comportamento dos leitores e as novas tecnologias, oferecemos publicações em múltiplos formatos:
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Impressos, valorizando a tradição e o contato físico com a obra;
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Digitais (e-books e PDFs interativos), que permitem acesso rápido, prático e sustentável;
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Multimídia e recursos online, que ampliam as possibilidades de aprendizagem em ambientes conectados.
Conselho Editorial da Editora IBESES
A Editora IBESES prima pela seriedade acadêmica e pela qualidade científica de suas publicações. Para assegurar esse compromisso, contamos com a atuação de um Conselho Editorial, um Comitê Científico e um grupo de pareceristas ad hoc, que juntos garantem o rigor técnico, a relevância e a credibilidade das obras que lançamos.
O que é o Conselho Editorial?
O Conselho Editorial é formado por especialistas de diferentes áreas do conhecimento que orientam as diretrizes editoriais da IBESES. Sua função é zelar pela linha editorial, definir prioridades temáticas e assegurar que cada publicação esteja em sintonia com os objetivos institucionais da editora. Ele atua como instância estratégica, promovendo equilíbrio entre inovação, qualidade e relevância acadêmica.
O Comitê Científico
O Comitê Científico é responsável por avaliar a pertinência acadêmica e científica das obras submetidas à editora. Composto por professores, pesquisadores e profissionais de reconhecida experiência, o comitê assegura que os conteúdos publicados estejam alinhados às normas científicas, às boas práticas de pesquisa e às necessidades do meio acadêmico. Sua atuação fortalece a credibilidade das publicações junto à comunidade científica nacional e internacional.
Pareceristas ad hoc
Além do Conselho e do Comitê, a editora conta com o trabalho de pareceristas ad hoc, especialistas convidados para analisar obras específicas em suas áreas de conhecimento. Esses avaliadores emitem pareceres técnicos e acadêmicos que auxiliam no processo de decisão sobre a publicação. Sua contribuição é essencial para garantir a imparcialidade, o rigor científico e a pluralidade de visões na avaliação das produções submetidas.
A forma de atuação conjunta
O trabalho do Conselho Editorial, do Comitê Científico e dos pareceristas é pautado pela transparência, pelo respeito à autoria e pela observância das normas éticas de publicação. Esse modelo colaborativo assegura que cada obra publicada pela Editora IBESES tenha não apenas qualidade editorial, mas também validação acadêmica e científica, o que amplia seu impacto no meio educacional, cultural e social.
CONSELHO EDITORIAL PERMANENTE
4.1 - Administração, Economia e Contabilidade
Marcelo Loyola Fraga
Mestre em Administração Empresarial (FGV-RJ), Economista e especialista em Comércio Exterior (UFES).
Atuou como coordenador-geral de cursos e hoje é Diretor Geral da FACAN. É autor de obras como Cultura Organizacional e Metodologia para Elaboração de Trabalhos Científicos, articulista em diversos veículos nacionais e avaliador de instituições de ensino superior.
Martha Hand
Mestre em Administração com concentração em Finanças e Estratégia (FUCAPE); graduada em Administração; especialista em Planejamento e Gerenciamento de Corredor Centro-Leste (UFES).
Professora em cursos de MBA nas áreas de Gestão Empresarial, Serviços, Logística e Negócios; além disso, coordena projetos na WM Trading, com produção científica em âmbito nacional.
Klaus Xavier
Bacharel em Ciências Contábeis e Direito, especialista em Auditoria de Negócios (UFES). Experiência destacada em auditoria, perícia contábil, controladoria e planejamento tributário. Atua como professor na FACAN e coordena o Núcleo de Controladoria, Auditoria, Perícia Contábil e Planejamento Tributário no MBA.
Maria Paula Rovetta
Contadora, pós-graduada em Direito Tributário e mestre em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (UFES). Professora universitária em Ciências Contábeis e Administração, também consultora contábil e gerencial, com presença ativa nas redes sociais educativas.
Roney Tosi
Contador e bacharel em Direito, especialista em Contabilidade Gerencial, com MBA em Gestão Tributária e Direito Tributário. Mestrando em Ciências Contábeis. Amplamente atuante em controladoria, finanças, gestão e consultoria estratégica.
Karinie Meire Costa
Doutoranda em Contabilidade (UFES), mestre em Contabilidade e Administração (FUCAPE), graduada em Ciências Contábeis e licenciada em Matemática. Atua como docente na área de Contabilidade e Finanças, revisora de periódicos e avaliadora científica.
Marcos Stockl
Economista, com pós-graduação em Mercados de Derivativos (BM&FBovespa/USP), Comércio Exterior (FGV) e Finanças (PUC-RS), mestre em Economia (UFES). Professor universitário e atuante editor de portal econômico.
Francisco José Teixeira Garcia
Graduado em Economia (UFES), doutorando em Políticas Públicas e Estratégias de Desenvolvimento (UFRJ), mestre em Gestão Empresarial (FGV) e MBA em Gerenciamento de Projetos. Coordenador de cursos de pós-graduação e docente experiente.
Evelyn Cristina Silva
Graduada em Administração, especialista em Gestão Empresarial e em Comércio Exterior. Possui experiência em docência e na área operacional de agenciamento marítimo e em importação. Atualmente, atua no ramo de Comércio Internacional, é Coordenadora do Curso Técnico em Administração e docente nos cursos de graduação e técnico da FACAN/FACANTEC. Evelyn, possui publicação de um capítulo no livro digital "Tópicos em Administração, Volume 43", publicado pela Editora Poisson, página 104 e diversos artigos publicados e apresentados em congressos nacionais e internacionais.
Esses professores trazem ao Conselho Editorial:
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Conhecimento acadêmico sólido e experiência de mercado relevante;
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Produção acadêmica reconhecida e atuação em revistas e eventos;
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Expertise nas áreas de Administração, Finanças e Estratégia — fundamentais no escopo editorial da IBESES.
4.2 - Educação
Jocelino Antônio Demuner
Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 1985). Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE, 2009). Auditor Fiscal da Receita Estadual no Governo do Estado do Espírito Santo (1984). Autor de artigos e capítulo de livro sobre Transformação Digital, Tecnologia e Inovação. Master of Science in Emergent Technologies in Education (MUST University, 2023). Aprendizagem Ativa e Tecnologias Educacionais (Centro Universitário Integrado, 2023). MBA em Transformação Digital na Educação (IGTI, 2023). Formação em Aprendizagem Integral, Gestão Escolar e Avaliação Educacional (LDE-UFC, 2023). Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem (LDE-UFC, 2022). Formação em Tecnologias Educacionais, Aprendizagem e Inovação Pedagógica (LDE-UFC, 2022).
Marcelo Loyola Fraga
Mestre em Administração Empresarial (FGV-RJ), Economista e especialista em Comércio Exterior (UFES).
Atuou como coordenador-geral de cursos e hoje é Diretor Geral da FACAN. É autor de obras como Cultura Organizacional e Metodologia para Elaboração de Trabalhos Científicos, articulista em diversos veículos nacionais e avaliador de instituições de ensino superior.
Martha Hand
Mestre em Administração com concentração em Finanças e Estratégia (FUCAPE); graduada em Administração; especialista em Planejamento e Gerenciamento de Corredor Centro-Leste (UFES).
Professora em cursos de MBA nas áreas de Gestão Empresarial, Serviços, Logística e Negócios; além disso, coordena projetos na WM Trading, com produção científica em âmbito nacional.
Rose Mary Fraga
Graduada em Letras pela UFES e em Pedagogia pela Faculdade Ideal. Pós-graduada em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira Filho.Pós-graduada em Educação Comunitária pela UFES. Mestre em Teatro UNIRIO. Doutora em Educação pela UFES.
Acácia do Carmo
Atua há 25 anos como docente, 5 anos como Psicopedagoga Empresarial, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, com foco em qualidade de vida no trabalho, analista de RH, analista Disc. Practitioner em Linguagem Corporal e Micro expressões. Com formação ainda em Liderança de Equipes de alta performance, Planejamento de Carreiras e Psicanalista.
Keila Carvalho
Mestre em Educação Profissional na Universidade Federal do Espírito Santo, Especialista em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo e graduada em Letras Português/Espanhol pela mesma universidade. Professora, na Associação de Ensino Integrado e Organização Universitária - Faculdade Pio XII, de Linguagem e gêneros textuais para o primeiro período de todos os cursos e de Linguagem e comunicação organizacional para o segundo período dos cursos no âmbito da Administração e da Contabilidade.
Denilton Macário
Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), com vasta experiência em formação técnica, graduação e pós-graduação. Atua como Coordenador de pós-graduação lato sensu em Inteligência Logística, onde tem a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de profissionais altamente qualificados na área. Sua trajetória inclui dois mestrados: um em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional pela Universidade Candido Mendes e outro em Robótica e Automação Industrial pela ESNECA Business School, na Espanha. Graduado em Administração e Engenharia de Produção, com especialização em suprimentos, produção e operações logísticas. Além disso, atua como palestrante em áreas operacionais da logística, com ênfase em otimização de processos, gestão de centros de distribuição inteligentes e logística humanitária. Paralelamente ao trabalho no IFES, tem orgulho de servir como voluntário na recém-criada Câmara Temática de Logística do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), onde atuo como coordenador. Também é membro ativo da rede DialogES, contribuindo para o diálogo e o desenvolvimento de práticas que fortalecem o setor de logística no estado. Suas experiências acadêmicas e profissionais refletem meu compromisso em unir tecnologia e gestão responsável para gerar impacto social e eficiência. Dedica-se a temas como cidades inteligentes, proteção e defesa civil e logística humanitária, reconhecendo a importância de soluções inovadoras e resilientes para a gestão pública e o bem-estar social. Cada passo da sua trajetória é movido pela missão de formar e inspirar profissionais capacitados e éticos, capazes de enfrentar os desafios de um mundo em constante transformação.
Antonio Carmo Filho
Graduado em Filosofia com licenciatura para Psicologia e Filosofia pela Universidade Oeste do PR. Licenciatura em História e Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga MG. Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia do Rio de Janeiro. Pós-graduado em História Moderna e Contemporânea - Pontifícia Universidade Católica de MG. Metodologia do Ensino - Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Patrocínio MG. Pedagogia Empresarial. Pedagogia Industrial - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Nova Iguaçu RJ. Há 55 anos lecionando para Ensino Fundamental, Ensino Médio, Pré-vestibular, Ensino Superior, Pós-graduação e Mestrado.
Esses professores trazem ao Conselho Editorial:
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Conhecimento acadêmico sólido e experiência de mercado relevante;
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Produção acadêmica reconhecida e atuação em revistas e eventos;
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Expertise nas áreas de Administração, Finanças e Estratégia — fundamentais no escopo editorial da IBESES.
4.3 - Direito
Stéphany Ulhôa
Advogada. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela PUC. MBA em Gestão Empresarial e Negócios pela UVV. Bacharel em Comunicação Social pela UVV. Professora de Graduação e Pós-Graduação. Atualmente Conselheira Estadual da Seccional OAB/ES e Secretária-Geral da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB/ES.
Gilberto Santana
Graduado em Direito e Especialista em Direito Processual pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Especialista em Direito Ambiental e Urbanístico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas. Procurador do Município da Serra/ES, Advogado, Professor de Direito e Contabilista.
Gilvan Bastos
Advogado, com especialização em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Docência no Ensino Superior, Professor Universitário há 18 anos, Professor de Pós Graduação e Cursinhos Preparatórios, advoga na área trabalhista para empresas de vários setores do Estado e fora. Trabalha no contencioso e principalmente no preventivo trabalhista, no intuito de evitar demandas para seus clientes. Já ministrou palestras para Associados da ABRH, Banestes.
Leonardo Nunes Marques
Advogado. Pós-graduado em Direito Tributário pelo IBET. Pós-graduado em Direito Penal Econômico pelo IBCCRIM. Mestre em Direito Tributário pela UCAM/RJ. Professor de Direito Tributário em curso de graduação e de pós-graduação. Representante do IBEF/ES no GTFAZ/ES. Vice-Conselheiro do Comitê Especial de Tributação Empresarial do IBEF/ES. Autor de livros e artigos jurídicos.
Halley Jhason Medeiros Mendes
Advogado. Professor de Direito Penal. Processo Penal, Prática Penal Simulada e Prática Penal Real no Centro Universitário FAESA. Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória - FDV. Especialista em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito de Vitória - FDV. Graduado em Direito pela Universidade de Vila Velha - UVV. Instrutor da Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo - EMES. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Penal e Processual Penal e Direitos Humanos e Fundamentais. Doutorando em Direito pela Universidade de Coimbra.
Letícia Fraga
Advogada Corporativa. Graduada em Direito pela FDV (Faculdade de Direito de Vitória). Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela FDV (Faculdade de Direito de Vitória).
Sandro de Souza
Mestre em Sociologia Política pela UVV, curso originado da parceria com a PUC/SP.P ós-Graduando em Compliance e Integridade Coorporativa pela PUC/MG. Graduado no curso de Direito pela Faculdade Espírito Santense de Ciências Jurídicas – Faculdade Pio XII. Técnico em contabilidade. Assessor Parlamentar Jurídico na Câmara Municipal de Cariacica/ES. Advogado militante há mais de dez anos nas áreas: Direito Civil, Direito administrativo, Direito do Consumidor e Direito do Trabalho. Professor das disciplinas Introdução ao Direito, Direito Civil Parte Geral, História do Direito, Sociologia, Filosofia e Ética. Experiência em gestão de pessoas e recursos humanos de empresas privadas.
Esses professores trazem ao Conselho Editorial:
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Conhecimento acadêmico sólido e experiência de mercado relevante;
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Produção acadêmica reconhecida e atuação em revistas e eventos;
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Expertise nas áreas de Administração, Finanças e Estratégia — fundamentais no escopo editorial da IBESES.
4.4 - Linguística, Letras e Artes
Rose Mary Fraga
Graduada em Letras pela UFES e em Pedagogia pela Faculdade Ideal. Pós-graduada em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira Filho. Pós-graduada em Educação Comunitária pela UFES. Mestre em Teatro UNIRIO. Doutora em Educação pela UFES.
Acácia do Carmo
Atua há 25 anos como docente, 5 anos como Psicopedagoga Empresarial, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, com foco em qualidade de vida no trabalho, analista de RH, analista Disc. Practitioner em Linguagem Corporal e Micro expressões. Com formação ainda em Liderança de Equipes de alta performance, Planejamento de Carreiras e Psicanalista.
Keila Carvalho
Mestre em Educação Profissional na Universidade Federal do Espírito Santo, Especialista em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo e graduada em Letras Português/Espanhol pela mesma universidade. Professora, na Associação de Ensino Integrado e Organização Universitária - Faculdade Pio XII, de Linguagem e gêneros textuais para o primeiro período de todos os cursos e de Linguagem e comunicação organizacional para o segundo período dos cursos no âmbito da Administração e da Contabilidade.
Marcos Anselmo
Graduado em Administração de Empresas pela faculdade PIO XII. Pós-graduado em Gestão Empresarial e Inteligência Executiva - áreas de concentração: Finanças Corporativas, Gestão de Pessoas e Marketing e Negócios pela faculdade PIO XII. Atuou como Gerente Operacional na empresa Mad Grill; Coordenador Cadastro E-Commerce pela empresa Chip Brasil. Atualmente é produtor cultural e escritor de livros. Em 2021 iniciou um projeto de escrita da história de imigração italiana de uma família de Cariacica, composto por 3 livros e o primeiro foi lançado em janeiro de 2024.
Esses professores trazem ao Conselho Editorial:
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Conhecimento acadêmico sólido e experiência de mercado relevante;
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Produção acadêmica reconhecida e atuação em revistas e eventos;
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Expertise nas áreas de Administração, Finanças e Estratégia — fundamentais no escopo editorial da IBESES.
4.5 - Filosofia e Sociologia
Antonio Carmo Filho
Graduado em Filosofia com licenciatura para Psicologia e Filosofia pela Universidade Oeste do PR. Licenciatura em História e Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga MG. Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia do Rio de Janeiro. Pós-graduado em História Moderna e Contemporânea - Pontifícia Universidade Católica de MG. Metodologia do Ensino - Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Patrocínio MG. Pedagogia Empresarial. Pedagogia Industrial - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Nova Iguaçu RJ. Há 55 anos lecionando para Ensino Fundamental, Ensino Médio, Pré-vestibular, Ensino Superior, Pós-graduação e Mestrado.
Sandro de Souza
Mestre em Sociologia Política pela UVV, curso originado da parceria com a PUC/SP. Pós-Graduando em Compliance e Integridade Coorporativa pela PUC/MG. Graduado no curso de Direito pela Faculdade Espírito Santense de Ciências Jurídicas – Faculdade Pio XII. Técnico em contabilidade. Assessor Parlamentar Jurídico na Câmara Municipal de Cariacica/ES. Advogado militante há mais de dez anos nas áreas: Direito Civil, Direito administrativo, Direito do Consumidor e Direito do Trabalho. Professor das disciplinas Introdução ao Direito, Direito Civil Parte Geral, História do Direito, Sociologia, Filosofia e Ética. Experiência em gestão de pessoas e recursos humanos de empresas privadas.
Halley Jhason Medeiros Mendes
Advogado. Professor de Direito Penal. Processo Penal, Prática Penal Simulada e Prática Penal Real no Centro Universitário FAESA. Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória - FDV. Especialista em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito de Vitória - FDV. Graduado em Direito pela Universidade de Vila Velha - UVV. Instrutor da Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo - EMES. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Penal e Processual Penal e Direitos Humanos e Fundamentais. Doutorando em Direito pela Universidade de Coimbra.
Esses professores trazem ao Conselho Editorial:
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Conhecimento acadêmico sólido e experiência de mercado relevante;
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Produção acadêmica reconhecida e atuação em revistas e eventos;
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Expertise nas áreas de Administração, Finanças e Estratégia — fundamentais no escopo editorial da IBESES.
4.6 - Psicologia
Paula Jenaína
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em saúde e família. Diretora de Patrimônio do Sindicato dos Professores da rede particular do Estado do ES. Psicóloga do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Estado do ES. Professora no curso de Direito e Administração da Faculdade Doctum Vitória e dos cursos de Administração a e de MBA nas áreas de gestão e negócios da FACAN – FACULDADE CAPIXABA DE NEGÓCIOS - Cariacica. Professora conteudista de EAD. Representante no Conselho Municipal de Educação de Vitória ES.
Jovaneide Sales Polon Batista
Psicóloga, consultora de desenvolvimento humano, mentora, especialista em carreiras, certificada pela SBCoaching, com especialização em Recursos Humanos e Gestão Empresarial pela UFES - ES e FAESA -ES. Certificação na Metodologia 6Ds e Desenho Instrucional. Facilitação de grupos com técnicas e dinâmicas e praticante das Estruturas Libertadoras no Desenvolvimento de Times. Consultora organizacional com sólida carreira de mais de 30 anos, desenvolvida nas áreas de Recursos Humanos: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, planejamento de carreira e administração de pessoal, clima organizacional, avaliação de desempenho e diagnóstico de cultura organizacional, planejamento estratégico. Analista comportamental no PDA, DISC E PROFILER. Palestrante em saúde mental, escolha profissional, empregabilidade, autoconhecimento, segurança psicológica, novos formatos de trabalho, competências socioemocionais essenciais para o contexto de mundo que vivemos. Especialista em processos de Assessment de potencial e feedback de executivos. Realiza programas customizados de desenvolvimento de líderes e equipes, com foco nas competências de liderança. Professora convidada na disciplina de coaching de carreira no grupo Wyden Educacional, Faculdade Ruy Barbosa- Salvador Bahia, 2019 e 2020. Voluntária da Associação Brasileira de Recursos Humanos BA e ES, nas diretorias de eventos, educação e trabalho, atualmente faço parte do time de fóruns de liderança. Mentora voluntária em projetos sociais tais como IOB, Rede Pocante e Instituto Terça Delas em Rede.
Daniela Póvoa
Psicóloga. Especialista em Gestão de Projetos. Diretora Executiva com 25 anos de experiência em liderança organizacional, responsável por um dos maiores hospitais de oftalmologia SUS no Brasil, com volume contratualizado de aproximadamente 500 mil procedimentos por ano, referência no Brasil em cirurgias oftalmológicas SUS e principal serviço de oftalmologia do estado.
Alta capacidade de entrega em escala, utilizando métodos arrojados de gestão estratégica, criatividade, inovação e habilidades de relacionamento. Alto foco em resultados, definindo visão e direção estratégica dos negócios.
Atua como Conselheira Estratégica Independente em Conselhos Consultivos há 2 anos, compartilhando experiências, indicando tendências, caminhos e soluções estratégicas.
Sidcley Gabriel
Professor da disciplina de Cargos, Salários e Remuneração do curso Gestão Estratégica de Pessoas. Graduado em Administração, MBA em Gestão de Pessoas, Liderança e Desenvolvimento Humano. Formação em Personal & Professional Coaching pelo Instituto Paulo Erlich. Integrante da comissão RH do Sinduscon-ES e Conselheiro na ABRH-ES. Consultor na área de Gestão e Gente de destaque no cenário nacional. Coordenador do Núcleo de Consultoria em RH e Business Partner do MBA da FACAN e Professora mentor da área de Gestão de Pessoas do curso de MBA em Gestão Estratégica da FACAN.
Alessandra Zanotti
Consultora de Capital Humano na Grant Thornton Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES Pós-graduação em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV Especialização em Psicodrama Organizacional; Formação em Mentoring Autêntico – Erlich Mentoring Vice-presidente da ABRH-ES (Associação Brasileira de Recursos Humanos seccional Espírito Santo) – gestão 2016/2018.Membro do IBEF-ES (Instituto Brasileiro dos Executivos em Finanças).
Esses professores trazem ao Conselho Editorial:
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Conhecimento acadêmico sólido e experiência de mercado relevante;
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Produção acadêmica reconhecida e atuação em revistas e eventos;
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Expertise nas áreas de Administração, Finanças e Estratégia — fundamentais no escopo editorial da IBESES.
4.7 - Comunicação e Marketing
Hugo Mansur
Formado em Administração de Empresas na UVV-ES, MBA em Branding na Rio Branco-SP, Professor de Marketing no MBA das faculdades Fucape, UVV e Facan. Fundador e responsável por estratégia de marca na Lifebrand, onde realizou diversos projetos de estratégia de marca, como Rede Gazeta, Vports o novo Porto de Vitória, Findes, Timenow e Itapuã Calçados. Palestrantes em faculdades e eventos/feiras.
Roger Cordeiro
Mestre em Administração de Empresas com Ênfase em Marketing pela FUCAPE (2014). Especialista em Gestão de Comunicação Estratégica pela UVV (2007). Graduado o em comunicação social - publicidade e propaganda (2004). Possuí experiência na área de Comunicação, criação publicitária, Atendimento publicitário e Produção Gráfica. Tendo atuado por mais de 9 anos na Rede Gazeta de Comunicação, além disso é docente universitário desde 2007, tendo inclusive coordenador um curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda por mais de 5 anos. Atualmente divide a sala de aula com a coordenação do núcleo de Comunicação do Sincades Tech | NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia da FAESA).
Vanessa Torres
Formada em Publicidade, com pós em Marketing, MBA em Gestão de Empresas, MBA em Economia Comportamental e Mestrado em Administração/ Marketing. Trabalhou como gestora de Marketing de uma empresa de mídia OOH (Ponto de Propaganda) por 25 anos, onde construiu um forte relacionamento com o mercado publicitário de agências, gerenciou a adaptação da empresa às transformações tecnológicas e cuidou continuamente do fortalecimento da marca. Ao mesmo tempo, se mantém ligada ao ambiente acadêmico, dedicando ao aprendizado contínuo e ao ensino de disciplinas de marketing, principalmente Comportamento do Consumidor, em cursos de graduação e pós-graduação. Participa ainda do Comitê de Ética em Pesquisa da FAESA. Atualmente tem trazido os ensinamentos da Economia Comportamental para o entendimento do consumidor e suas aplicações em estratégias de marketing e publicidade e este é o foco de seu aprofundamento.
Cyntia Molina
É uma entusiasta da mudança de cultura das organizações para o novo modelo de colaboração em rede e compartilhamento de informações. Na sua trajetória como executiva da área de comunicação e marketing implementou metodologias de gestão participativa dando voz aos stakeholders estratégicos. Relações Públicas pela PUC-MG, especialista em Administração Mercadológica pela União de Negócios Gerenciais (UNA), ampliou sua atuação quando estudou Gestão Responsável pela Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral e Learning Organizations & Change pela St. Francis Xavier University, Canadá. É Diretora de Diversidade da ABRH-ES. Ministra aulas em cursos de pós-graduação em comunicação da Universidade Vila Velha, Faesa e Facan.
Cláudia Duarte
Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças - FUCAPE, Pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, e graduada em administração de empresas. Atualmente é Docente/Tutora e Conteudista do Curso de graduação em Administração de empresas EAD e Pós-graduação da Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB, consultora empresarial nas áreas de Gestão e Marketing, Consultora de Imagem Corporativa e Profissional. Diretora Comercial e Marketing da FACAN / FACANTEC.
Esses professores trazem ao Conselho Editorial:
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Conhecimento acadêmico sólido e experiência de mercado relevante;
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Produção acadêmica reconhecida e atuação em revistas e eventos;
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Expertise nas áreas de Administração, Finanças e Estratégia — fundamentais no escopo editorial da IBESES.
A Editora IBESES se destaca no cenário educacional e científico brasileiro por oferecer soluções editoriais e pedagógicas que unem . Nosso trabalho vai além da simples publicação: buscamos impactar positivamente a formação de professores, alunos, pesquisadores e instituições de ensino, ampliando o alcance e a qualidade do conhecimento.
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Compromisso com a qualidade editorial e rigor acadêmico
Todas as nossas publicações passam por um processo criterioso de revisão e avaliação técnica, assegurando confiabilidade, precisão e relevância científica. Prezamos pelo cumprimento das normas editoriais e acadêmicas, garantindo que nossas obras atendam aos mais altos padrões de qualidade.
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Acessibilidade do conhecimento
Democratizamos o acesso ao saber por meio da publicação de obras em , permitindo que leitores de diferentes perfis e regiões tenham contato com conteúdos atualizados e de fácil acesso. Além disso, investimos em recursos acessíveis e inclusivos, buscando atender às necessidades de todos os públicos.
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Apoio ao autor em todas as etapas
Oferecemos suporte integral aos autores, desde a , até o processo de . Nosso objetivo é transformar ideias e pesquisas em publicações de impacto, valorizando a autoria e ampliando sua visibilidade no meio acadêmico e social.
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Inovação tecnológica para ensino e pesquisa
Adotamos plataformas digitais modernas que favorecem o ensino, a pesquisa e a difusão cultural. Com isso, ampliamos as possibilidades de interação entre autores, leitores e instituições, acompanhando as tendências tecnológicas que moldam a educação no século XXI.
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Integração com o ensino superior
Alinhamos nossas publicações às demandas do , oferecendo materiais que apoiam a prática docente, a formação discente e a produção científica. Essa integração fortalece a relevância das obras publicadas e contribui para o desenvolvimento acadêmico e profissional no país.
Esses diferenciais consolidam a Editora IBESES como uma instituição inovadora, confiável e comprometida com a expansão do conhecimento, sempre em sintonia com os desafios contemporâneos da educação e da ciência.
O Projeto Jogo Limpo, é o projeto autoral do pelo IBESES (Instituto Brasileiro de Ensino Superior e Expansão do Conhecimento), é destinado a alunos do 4º ano do Ensino Fundamental e busca promover o uso consciente da tecnologia e dos jogos digitais.
Com uma proposta lúdica, multidisciplinar e alinhada à BNCC, o projeto integra conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, trabalhando de forma crítica e divertida temas como cidadania digital, empatia, saúde física e emocional, cooperação e equilíbrio entre brincadeiras tradicionais e digitais.
Seus principais recursos são:
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Livro Jogo Limpo: 18 unidades com histórias, desafios e atividades.
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Passaporte Jogo Limpo: selos de conquista que estimulam engajamento e protagonismo.
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Plataforma digital + curso EAD para professores (150h): formação prática e apoio pedagógico.

Objetivos
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Incentivar o uso responsável da tecnologia.
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Desenvolver competências cognitivas, socioemocionais e digitais.
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Engajar alunos, professores e famílias em torno da responsabilidade digital.
Resultados esperados
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Crianças mais críticas, saudáveis e conscientes.
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Redução do uso excessivo de telas.
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Fortalecimento da parceria entre escola e família.
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Aprendizagem significativa e conectada ao mundo atual.
Mais que um material didático, o Jogo Limpo é uma estratégia educativa que prepara os alunos para um futuro mais seguro e equilibrado no ambiente digital.
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