Engenharia de Produção
A indústria brasileira passa por grandes transformações tecnológicas, culturais, éticas e de conceitos de produtividade, para tornar-se competitiva e concorrer no mercado interno e mundial, cada vez mais exigentes quanto à qualidade, diversidade e custo dos produtos. Sendo assim, o egresso do Curso de Engenharia de Produção é o de ser capaz de mobilizar recursos e adaptá-los de forma criativa, dinâmica, realizando um papel empreendedor e de solucionador de problemas. Deve ser ligado e conhecedor das organizações do mercado, em suas diversas fases da Cadeia de suprimento, permitindo uma visão global dos processos organizacionais de mercado e sociais.
Formar a pessoa tem sido um grande desafio humano, pois se de um lado existe a necessidade de assimilação dos avanços científicos da humanidade, de outro, existe a necessidade de compatibilizar tais avanços com códigos de ética e uma nova formação humanista. A engenharia demanda este tipo de transformação, ou seja, não investir apenas na formação técnica do egresso, mas buscar um perfil profissional capaz de agir junto às outras especialidades.
O Projeto pedagógico do curso considerou os elementos abaixo para fundamentar as disciplinas e a estrutura formativa dando ao egresso um perfil voltado às necessidades de mercado de forma a se tornar competitivo e atender aos itens mencionados.
A partir deste contexto, deverão são as competências e habilidades do egresso do Curso de Produção e têm a capacidade de:
Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
Atuar em equipes multidisciplinares;
Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
_edited.png)