Banco de Dados
O Centro Universitário de Ensino, Ciência e Tecnologia do Paraná – UniEnsino - FACAN, com base em estudos de auscultação do mercado de trabalho, definiu o perfil de conclusão para o Tecnólogo em Banco de Dados, a partir dos objetivos desenvolvidos ao longo do curso e norteadores desta sociedade contemporânea, espera-se do egresso uma sólida e profunda formação quanto aos aspectos envolvidos no ambiente inovador de negócios suportados por tecnologia e informação, brasileiro e internacional.
Banco de Dados é um ramo multidisciplinar da ciência que envolve a aplicação de técnicas de computação, matemática aplicada, inteligência artificial, estatística e otimização com o intuito de resolver problemas analiticamente complexos, utilizando grandes conjuntos de dados como núcleo de operação. Assim, o egresso deverá possuir um sólido domínio conceitual, técnico e humano que possibilite adaptar-se nos mais diversos segmentos de atividades organizacionais, apresentando uma visão sistêmica, generalista e polivalente do seu campo de atuação, sendo efetivo no reconhecimento e definição de problemas, na proposição de soluções, pensando estrategicamente, introduzindo modificações nos processos de trabalho, transferindo e disseminando conhecimentos por meio de iniciativas criativas, apresentando abertura e receptividade às mudanças ambientais, consciente da necessidade de qualidade e das implicações éticas do seu trabalho na gestão das organizações do ambiente informacional brasileiro.
O curso visa formar profissionais capazes de “pensar com dados”, com competência teórica (técnica e metodológica) e experiência prática para lidar com as mais variadas situações e domínios de aplicação. Em linhas gerais, o egresso deve ser capaz de
– Projetar, implementar, documentar, testar e gerenciar bancos de dados, centralizados ou distribuídos, estruturados ou não e em grandes volumes de diversos domínios.
– Avaliar e propor medidas para melhoria do desempenho de bancos de dados.
– Criar soluções para coleta, tratamento, análise, manipulação e extração de conhecimentos e padrões a partir de dados.
– Planejar, implementar e manter políticas de segurança, proteção e integridade de dados.
– Desempenhar ou apoiar diversos papéis envolvidos nos processos de negócio e de tomada de decisão, auxiliando desde a coleta de dados até a construção de modelos preditivos e analíticos automatizados.
– Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnicos em sua área de formação.
Entender, formular e refinar as questões apropriadas, no contexto da aplicação da tecnologia de Banco de Dados, exige do profissional capacidades de comunicação, postura crítica e capacidades de raciocínio lógico e abstração, assim como uma boa visão sobre processos de desenvolvimento.
Obter, modelar e explorar os dados relacionados demanda capacidades técnicas de coleta, armazenamento e gerenciamento de dados, envolvendo os processos de limpeza, transformação e estruturação dos dados que podem vir de fontes variadas em formatos diversos. Nesse ponto, o gestor de banco de dados deve conhecer os processos relacionados a big data e suas características.
Processar os dados e realizar as análises necessárias requer, adicionalmente, pensamento computacional e estatístico, principalmente, tornando o gestor de banco de dados apto a desenvolver soluções algorítmicas, criar modelos preditivos e realizar inferência sobre os dados. Esses conhecimentos devem ser utilizados de forma integrada para atingir as metas previstas.
Obter e comunicar o conhecimento relevante requer fundamentos sólidos para modelagem matemática, como álgebra linear e cálculo, para modelar sistemas lineares, estratégias de otimização e soluções de visualização de dados.
Apoiar o desenvolvimento e a implantação de soluções com base nos resultados atingidos requer, por fim, habilidades sociais, tecnológicas e de integração de sistemas, para que o profissional seja capaz de direcionar e/ou agregar os resultados do processo de gestão de Banco de Dados em uma solução que atenda as demandas originais.
O desafio de se ofertar um curso capaz de formar um profissional com o perfil esperado reside em sua interdisciplinaridade e à integração de competências, com conhecimentos e habilidades das áreas de Matemática, Estatística e Computação, principalmente.
_edited.png)